
Respirar consiste em uma das importantes funções da nossa fisiologia, suspirar e bufar, da alma.
A textura-sonora a partir da qual se construiu o vídeo-textura apresenta durante todo o seu percurso sons de respiração e suspiros. Eles foram editados dinamicamente como substitutos das palavras de um trecho do texto. A música que está ao fundo mostra o tom enérgico da situação e nos adverte que estamos nos encaminhando para algo, o qual não chega até nós. Somente o bufar de uma respiração pesada. Talvez a apresentação do vídeo de um passeio do filósofo, com a câmera sempre querendo perscrutar algo novo ou de mais perto tenha sido a melhor das alternativas possíveis. Como representar o que se encontra apresentado sem palavras...? São elas que determinam tudo? Em um volume baixo, mas capaz de ser percebido, foi deixada a locução em alemão do vídeo. |
||
A imagem textura-conceito "o caminho do filósofo" coloca o fundo sígnico como elemento de contraste de base para trabalhar um fotograma do vídeo. Trata-se do momento no qual, sob a mesa, o filósofo vira a página de um de seus manuscritos. O manusear a página do texto é tomado como metáfora do bater das asas de Niké, em primeiro plano. Abrir um texto é abrir um segredo, é encontrar sempre uma parte a mais da vitória sobre nós mesmos. Mas ao mesmo tempo, a palavra escrita é margem, como diz Bairon, é prisão para o pensar.
Luís Carlos Petry. Pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (MD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (PUCSP). Filósofo e artista digital. Formação no Liceu de Artes Casa Velha (Novo Hamburgo, RS). Formação em Filosofia Hermenêutica com Ernildo Stein (UFRGS/PUCRS). Formação em psicanálise no Centro de Estudos Freudianos do Brasil. Doutor em Comunicação e Semiótica (2003), pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Pesquisador do NuPHG, Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games da PUCSP e do Cedipp (ECA-USP), Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada.