Elaboramos esta seção para ajudar e jamais complicar. Se você é um "usuário experiente", por favor, desconsidere ela. Mas caso tenha alguma dúvida, recorra ao seu conteúdo para dirimir ela. Se persistir alguma dúvida, por favor, não hesite em nos contatar pelo e-mail: petry@pucsp.br

 

   

Esta é a primeira tela que você irá ver quando executar a Apresentação em hipermídia.

Você poderá escolher o formato de sua apresentação, tanto na disposição da tela, modo gráfico e quando a janela ou tela cheia.

Em máquinas que possuam Core Duo 2, ou acima, com 2 Gigabytes de RAM e placa de vídeo OffBoard com 512 Mb, recomendamos a configuração ao lado:

Screen: 1024 X 768
Graphics: Fantastic
Full Screen

Você deverá testar a melhor configuração para a sua máquina, seja ela um PUC ou um Mac.

 

Ao executar a Apresentação, você irá entrar no ambiente no modo câmera estática e verá uma Cena ser montada na tela: os cubos irão aparecer em número de quatro, um cartaz de aviso indicando o Evento, o título da apresentação, bem como as autorias correspondentes será mostrado.
A ciborgue Madalena irá passar diante da tela e se posicionar fora dela, no lado direito. Será dela a voz robótica em língua portuguesa que você irá ouvir (gerada pelo TexAloud).
Os cubos que aparecem aqui correspondem às quatro partes de nossa apresentação e são disparados pela teclas de função:

F1 :: Apresentação Geral
F2 :: Os dois fundamentos
F3 :: Ontologia e Digital
F4 :: Exemplos Cognitivos e Fim

Sugerimos uma navegação linear na primeira vez.

 

 

Logo após a tela de entrada ser formada, quando Madalena sair da tela, você ficará somente com um dos Cubos. Tanto o Letreiro como os demais Cubos sairão animados da tela.

Para acessar a Apresentação deverá pressionar a tecla de função F1.

 

 

Ao pressionar a tecla de função F1 você irá assisitr a aprensentação do Título de nosso trabalho por meio de um vídeo.

 

 

Ao final da apresentação, você verá que o Cubo gigante do Vídeo retornou ao seu lugar e um outro menor ao chão retornou. Ele indica que você está em condições de acionar a Parte Um, na qual iremos apresentar os dois objetos digitais que servem como fundamentos ontológicos para os metaversos e games.

Para tanto, pressione então a Tecla F2. Você deverá ter este procedimento sempre, passando para a próxima etapa da Apresentação.

 

 

Aqui damos um exemplo do que ocorre durante a execução da apresentação. As personagens da Cena, o Ciborgue e o Elefante continuam a se movimentar por ela causando surpresas.

Este trabalho também possui uma perspectiva lúdica.

A apresentação funciona do modo como explicamos aqui e você poderá progredir nela pelas teclas de Função:

F1 :: Apresentação Geral
F2 :: Os dois fundamentos
F3 :: Ontologia e Digital
F4 :: Exemplos Cognitivos e Fim

Sugerimos seguir a ordem F1, F2, F3 e F4 na primeira vez.

 

 

   

 

Esta é a tela final da Hipermídia, na qual aparece o Cartaz do evento e o seu título.

Para rever alguma parte independentemente, recomendamos que reinicie a hipermídia, pois a versão atual foi construída para a simples apresentação.

Iremos retomar o seu planejamento e construção durante os meses de novembro e dezembro de 2010, isto no sentido de transformá-la em um ambiente de acesso e navegação, bem como a consulta independente de sua partes (sem sobreposição de layers).

Obrigado!
Luís Carlos Petry