Galeria de Imagens e Projetos do Prof. Dr. Luís Carlos Petry
TIDD :: programa de p ós-graduação em tecnologias da
inteligência e design digital da PUC-SP

A presente galeria de imagens de síntese (estáticas e dinâmicas), apresenta minhas investigações acadêmicas dentro do universo da modelagem tridimensional. Seu destino é o ciberespaço, o fluxo globalizado da comunicação e troca colaborativa.

O ponto de partida metodologicamente orientado da galeria deve ser fixado nos estudos relacionados com minha tese doutoral, intitulada "Topofilosofia: o pensamento tridimensional na hipermídia". Pensamos através de proposições, filmes, pinturas, desenhos e, aqui explicitamente declaro, em imagens. Nossos "meshes" (arames) tridimensionais são jogos ou formas de um pensar que persegue os passos da poiésis definida por Martin Heidegger: são "Holtzweg", caminho e balança na direção de um diálogo com o Ser e a técnica. Enfim, nosso esforço em responder ao mundo da técnica, à sua altura, sintaxe e semântica.

Gadamer nos ensinou que a experiência estética é a forma essencial do ser. A partir dos ensinamentos da fenomenologia hermenêutica, chegamos a compreender, desde o final da década de 1980, que no âmbito da modelagem tridimensional, naquilo que resulta na imagem de síntese, estamos na centralidade do domínio do ser por excelência. Este foi um dos pontos de vista que defendi em minha tese doutoral. Ele foi animado pelos anos de aprendizado com Ernildo Stein, tanto em suas preleções e seminários na pós-graduação em filosofia na UFRGS, bem como durate as inúmeras sessões privadas que tive a oportunidade de ter com ele.

Foi somente em 2007 (setembro) que tomei conhecimento do recente trabalho do filósofo Júlio Cabrera, "O cinema pensa", no qual ele defende a idéia de que os filmes devem ser pensados como formas de pensamento, como experiências abertas do pensar e, dessa forma, como "imagens-conceito". Tais imagens falam ao sujeito, revelando um pensar que reflexiona por meio de imagens. O encontro deste texto e o diálogo com o filósofo (num reencontro feliz quase 20 anos depois), durante sua conferência na 30ª Semana de Comunicação da FACOM, produziu em mim a idéia de que o panorama da discussão do estatuto da imagem e do pensar lentamente estão se alterando em nosso país na direção de possibilitar uma concepção pré-socrática do "graphéin", coisa que promete na visuzaliação de novas e fecundas possibilidades de diálogo entre os que pensam por meio do texto, da imagem, da escultura, acerca de coisas "difíceis ou impossíveis de serem faladas". Eis o sentido da presente galeria de imagens e vídeos que nosso visitante poderá encontrar aqui. No caso de um interesse maior nas questões aqui mostradas, posso sugerir como ligação a minha página de projeto em Portugal com Pedro Barbosa, esta em parceria com o colega Prof. Dr. Rui Torres, a qual trata do projeto AlletSator, dentro da qual poderão ser encontrados textos que fundamentam a nossa perspectiva, bem como experiências imersivas no Projeto Ópera Quãntica AlletSator.

01_Proj_Allet
O ambiente labirintico pensado pelos  grupo de pesquisa associado ao projeto AlletSator

O projeto da Ópera Quântica AlletSator é o grande projeto hipermidiático-game, ao redor do qual gravitam todos os nossos esforços. A partir da Obra Teatral homônima da Autoria de Pedro Barbosa, por meio de seu Motor Textual, eu alcancei sonhar a possibilidade de uma grande Ópera Digital Infinita no ciberespaço. Algumas partes do projeto receberam a acolhida e imaginação colaborativa de colegas, como o denominado "projeto labirinto 2.0", dentro do qual temos roteizições de Maurício Pontuschka e Arlete Petry. Você poderá ter uma idéia mais detalhada do projeto AlletSator e acesso a demos dele, bem como conhecer a sua fundamentação, através do link: www.telepoesis.net/alletsator.

03_caracteres
Estudos de Caracteres :: Victoria 3
04_compos_01
05_Estudos_Luz
06_Estudos_HistArte
07_PM_Deusa
Corpo é Ferramenta
Ferramenta é carne
08_Sonhos
Sonhos
Os estudos topofilosóficos aqui apresentados preparam o ambiente reflexivo de minha discussão topofilosófica. Eles podem ser organizados globalmente em: (1) estudos de caracteres digitais de modo geral; (2) estudos relacionados com a luz, a iluminação que produz o sentimento de abertura no interior da imagem digital; (3) os estudos dialógicos com a história da pintura e arte; (4) a reflexão do corpo plástico enquanto ferramenta e carne, repositórios da textura conceitual e, finalmente aqui, (4) a perspectiva dos sonhos topofilosóficos que em Cenas animadas trazem a perspectiva do ainda não revelado do inconsciente para o plano de nossa consideração.
09_Desenhos
10_milimetrado
11_Renders_Did
Renders :: Didática
12_TIDD
TIDD
As imagens contindas no espaço designado por nós de "didática" estão diretamente relacionadas com as minhas atividades de ensino e pesquisa na Universidade. Elas dão conta do nosso esforço em fazer com que "os objetos voltem a falar" no seio do diálogo entre sujeito-autor :: imagem :: sujeito flâneur no ciberespaço, proposto por Lev Manovich, no seu extracto "Navegar no ciberespaço". Ao mesmo tempo que elas emergem do interior de minha atividade didática, seja de desenho conceitual, de projeto e ambientes, modelagem tridimensional ou mesmo de epistemologia da pesquisa e metodologia, elas dão conta de uma estrutura epistêmica presente na abordagem da imagem e sua produção efetiva: do pensar, desenhar, modelar em 3D e do programar e animar. É neste preciso sentido que se insere a série de trabalhos reflexivos nomeados como "a imagem pensa". Todo este caminho que é atravessado sob intenso labor possui um profunda e calorosa correspondência com o pensar de Pedro Barbosa.
13_DAZS
DAZ Studio
14_Bryce
3D Bryce
15_Cinema_4D
Cinema 4D
16_Vue
Vue 4, 5, 6, xStream
Aqui, o grupo de imagens designadas como "análise topofilosófica" compreende parte do conjunto de minha pesquisa dentro da Universidade, no TIDD, dentro da qual pesquiso os limites dos recursos técnicos para a produção de ambientes e objetos tridimensionais interativos e suas potencialidades expressivas para a produção e transmissão de conhecimento, dentro das linguagens digitais da hipermídia e dos games (jogos digitais).