Depois de completado o trabalho de interpretação,
o sonho se revela como uma realização de desejo.

Sigmund Freud

 

O professor do curso: Luís Carlos Petry, psicanalista, topólogo e filósofo. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000-2019). Professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (2008-2019). Professor no curso de Filosofia da UNISINOS (1987-1997). Doutor em Semiótica pela PUC-SP (2003). Bacharel em Psicologia pela UNISINOS (1986). Formação em psicanálise no CEF (Centro de Estudos Freudianos de POA: 1982-1989). Acompanhamento como professor assistente do topólogo Carlos Ruiz (1984-1987). Realizou sua formação em filosofia com Ernildo Stein (UFRGS), entre 1989 e 1995, cuidando da publicação de vários de seus livros. De 2000-2016, foi professor conferencista em diversas universidades de Portugal, dentre elas, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade Fernando Pessoa. É analista membro do Corpo Freudiano de São Paulo, no qual desenvolve Seminários de topologia, lógica & psicanálise. Atualmente desenvolve o curso extensivo em Topologia Psicanalítica, com turmas em Caxias do Sul e Porto Alegre (RS), além de se dedicar à clínica psicanalítica e às supervisões de casos clínicos. Possui um Canal de topologia psicanalítica 3D no YouTubehttps://bit.ly/2YHinOa

 

Isabel Massena Bissi, é psicóloga e psicanalista. Coordena os Cursos da TOPOS Publicações e realiza a coordenação com os alunos. 

 

Maria de Lurdes Peres, é psicóloga e psicanalista. Responsável pela gestão do Curso.

 

Isadora Petry, é mestre em Filosofia pela PUC-SP, faz doutorado pela UNICAMP e é tradutora. Nos últimos anos, tem se dedicado à filosofia alemã de Friedrich Nietzsche e suas relações com a literatura francesa do século XIX. É responsável pela revisão dos textos do Curso.

 

O curso é uma organização da TOPOS – Caxias do Sul-RS

A TOPOS – Clínica de Psicanálise e Psiquiatria localiza-se na rua Pinheiro Machado, nº 2569, sala 81, no centro de Caxias do Sul – RS. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, independente, fundada em setembro de 1989 e consolidada em outubro de 2002. A TOPOS tem como objetivo a promoção da Saúde através de acolhimentos e/ou tratamentos clínicos aos pacientes em sofrimento psíquico que, por dificuldades subjetivas ou econômicas, não têm acesso aos consultórios particulares. O tratamento é referendado na escuta psicanalítica, acolhendo o sujeito num espaço muito singular em seu estilo e tempo subjetivo.


apoio: corpo freudiano de São Paulo

O curso tem o apoio do Corpo Freudiano de São Paulo, instituição de formação e pesquisa em psicanálise.

saiba Mais sobre o corpo Freudiano

Ernildo
Stein

Petry possui um trabalho de pesquisa e ensino na psicanálise, envolvendo topologia e filosofia que é inovador e revolucionário. Durante anos acompanhei o seu desenvolvimento com muita alegria e satisfação.

Filósofo (UFRGS)

Mário Eduardo
Pereira

Luis Carlos Petry é, provavelmente, o mais brilhante pesquisador brasileiro em topologia psicanalítica. Estudar Freud sob sua orientação é aliar profundidade, rigor, originalidade e diálogo enriquecedor com a filosofia, com as matemáticas e a epistemologia.

Psiquiatra e Psicanalista (UNICAMP)

José Luiz
Caon

O Prof. Petry  apalpa nossa alma com palavras, topologia e imagens. É de nosso time onde ficamos sabendo que o aprender não precisa de recompensa, já que o aprender é a recompensa em si mesmo.

Psicanalista (UFRGS)

Isabel
Bissi

A entrada do professor Petry inaugurou um novo estilo no ensino da topologia e da psicanálise na TOPOS. Seu estilo é cuidadoso, inquietante, muito bem alicerçado e envolto numa didática vibrante, tornando os estudos um aliado de grande eficiência ao trabalho cotidiano do psicanalista. 

Psicanalista (TOPOS)