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Este é site de trabalho, informações e dowload de nossa participação no Panorama Brasil-Portugal em Movimento :: II Seminário Internacional Luso-Brasileito :: Media-Arte-Tecnologia, a convite do colega Pedro de Andrade. Para nossa participação, realizada de modo digital, elaboramos uma apresentação hipermídia a partir do Engine de Games Unity 3.0, a qual você poderá baixar na seção "Download" (na aba acima), bem como acessar uma versão para Web que compilamos. Na seção "Help", você encontrará informações sobre a Apresentação Digital e suas partes constituintes, bem como utilizar ela. Em "Créditos", nos colocamos os créditos intelectuais e autorais do trabalhos e, por último, na seção "Links", apresentamos alguns links importantes relacionados com este trabalho. A seguir você poderá ler o resumo (abstract) da apresentação, ter contato com trechos destacados por nós do folder do evento e acesso aos PDFs de divulgação do mesmo. São Paulo, novembro de 2010 Por uma ontologia dos metaversos e gamesO conceito de ontologia cada vez mais tem encontrado espaço nas reflexões sobre os fundamentos computacionais e o universo digital, mostrando uma necessidade que se encontrava aberta no campo da reflexão científica que aborda as relações interdisciplinares afeitas aos usos e práticas ligados aos sistema computacionais. Persegue-se o estabelecimento de um conceito de ontologia, preocupado com os processos criativos e de produção de mundos digitais imersivos, como os metaversos e games. A partir de um conceito de ontologia do digital, apresentam-se abordagens realizadas que são consideradas prototípicas, uma conceituação de ontologia do digital e três exemplos de realizações de games que incidem em consequências lógico-cognitivas. For an ontology of games and metaverseThe concept of ontology has increasingly found in the reflections on the computer's foundations, showing a need which was opened in the field of scientific reflection that addresses the interdisciplinary relations accustomed to the usages and practices linked to the computer system. We try to seek the establishment of a concept of ontology, concerned with the creative processes and production of immersive digital worlds such as games and metaverses. From a concept ontology of digital, we present approaches taken are considered prototypical of a concept ontology of digital outputs and three examples of games that focus on cognitive-logical consequences. Excertos do Folder do Evento ::BRASIL E PORTUGAL EM DIÁLOGO De um lado Portugal e do outro Brasil, separados pelo oceano, agora unem-se através da conexão cultural no sentido de fortalecer e consolidar o fraterno relacionamento de laços tão antigos, tão especiais, tão estreitos e tão fortes que unem historicamente os dois países. O projecto que aqui se apresenta visa estimular o intercâmbio cultural em língua portuguesa, a partir do cinema, pintura, música, teatro, envolvendo artistas e académicos de ambos os países. Uma das características do projecto é o carácter interdisciplinar das suas acções que giram em torno das temáticas da cidadania, cultura, linguagem e comunicação. Panorama Brasil-Portugal em movimento propõe, ainda, a reflexão, o diálogo, o envolvimento e mobilização de todos na sociedade como parte integrante no mundo. UM DEBATE INTERCULTURAL PLANETÁRIO Na contemporaneidade, o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias, o que nos leva à análise das relações do sujeito com o global/local e o fenómeno da fragmentação dos
territórios. Ao colocar diferentes áreas do globo em interconexão, a globalização faz com que as
perspectivas de transformação social atinjam virtualmente todo o mundo. Assim, não só temos uma
maior circulação de produtos como também uma rearticulação das relações entre culturas e entre
países. Aqui, o poder económico está descentralizado, deslizando pelos continentes atrás de escala e
rentabilidade; as culturas estão mais híbridas devido ao aumento das possibilidades desterritorialização.
A integração e reprodução da nova ordem global fundamenta-se na lógica da curta duração, dissolução e
fragmentação da identidade do indivíduo. No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e
seguranças frágeis, a saturação do universo simbólico daí resultante deixa-nos inertes e apáticos,
rendidos à pura reprodução e sem qualquer outro referente que não seja as próprias imagens geradas
pelos media. A generalidade dos modelos produzidos é ordenada por uma lógica de disciplinamento do
corpo social, que pretende remeter a cada indivíduo uma dada posição bem definida na sociedade
(enquanto consumidor). |
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